quinta-feira, 28 de abril de 2011

Marechal Rondon e o Telégrafo


A grande descoberta do telégrafo já veio acrescentar em nossa Tecnologia, em relação a comunicação, o grande invento que envia mensagens por códigos, usando um tipo de linguagem única e universal, chegou em meio a guerras, facilitando a intercomunicação entre um ponto e outro. O Telégrafo era por sua vez o principal meio de comunicação de uma geração, onde começava-se a conhecer um novo mundo através deste engenhoso invento.
No período de 1900 a 1915 a Comissão Randon de Linhas Telegráficas, sob as ordens da Diretoria Geral dos Telégrafos o Major Cândido Randon, engenheiro militar formado na Academia Praia Vermelha, comandou diversas expedições pela região nordeste do país com o objetivo de integrar via telégrafo o estado do Mato Grosso e da região dos Altos Juruá e Purus (Acre e Rondônia), à capital do país, a partir de projeto idealizado pelo engenheiro Francisco Bhering.
A implantação deste novo sistema de comunicação traria uma revolução no comércio, indústria, mercado financeiro, pois as informações chegariam mais rápido. No interior viria associada aos militares, esta era a visão de Marechal Rondon.
Marechal Rondon chefiou os principais projetos para o desenvolvimento da região amazônica, positivista convicto e simpatizante das idéias de Augusto Comte acreditava que a sociedade humana estivesse dividida em três estados evolutivos: o estado
teológico ou fetichista, o estado metafísico ou abstrato e o científico ou positivo.
Marechal Rondon junto a sua comitiva foi responsável por grande parte do desenvolvimento de nosso país, pois onde passavam uniam-se a eles cientistas, engenheiros, naturalistas simpatizantes de seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário