quinta-feira, 24 de março de 2011

Evolução da Comunicação: Tecnologia.


Nos primórdios da existência da espécie humana (primatas) na terra, sentiram a necessidade de viver em pequenos grupos, a escolha pelos membros deste eram feitas por semelhança entre eles e desenvolveram formas de comunicação para necessárias para que houvesse um certo entendimento, apesar de seu cérebro rudimentar.
A primeira forma conhecida foi através de gestos, ruídos, posturas e pulos (cerca de 90 mil anos atrás) como vemos retratada (como exemplo) no filme "Uma Odisséia no Espaço", os mais fortes ou com movimentos mais bruscos, grunidos mais fortes garantiam a sobrevivência da espécie.

Seguindo a mesma linha, podemos ver o momento em que a necessidade incentivou uma nova descoberta como forma de defesa (assim como aconteceu com o desenvolvimento de uma forma de comunicação) usando recursos naturais, começaram a usá-los para fazer utensílios de uso cotidiano e armas para caça e pesca e passando para os outros membros do grupo sua utilidade e forma de uso, surgindo assim uma nova forma de comportamento e assim um novo estilo de vida, a comunicação humana.
A comunicação gestual e com grunidos passou a ser insuficiente então eles começaram a balbuciar sílabas surgindo as primeiras palavras (cerca de 35 a 40 mil anos atrás) e em seguida a fazer desenhos representando seus desejos e inquietações (ainda sem grande palavras, passaram a ser escritas em papiro (escrita na planta), por pergaminhos (couro de animais) até chegar ao papel *(figura 2.1-2.2-2.3-2.4). Esta foi a grande revolução e evolução, com o poder da compreensão tudo ficou mais fácil e fomentou a curiosidade para novas descobertas. Poder pensar e trazer a tona seus conhecimentos, registrar fatos sem precisar memorizar tornou-se rotina e a evolução acelerada. Novas formas de conforto (casas, sistemas de coleta de água, captação de luz... figura 3.1), de transporte (a descoberta da roda e primeiros veículos de transporte figura 3.2) surgiram a partir daí.

Figura 2.1

 Figura 2.2

Figura 2.3

Figura 2.4
Figura 3.1

 Figura 3.2

Com o passar dos anos a necessidade de sobrevivência tornou-se secundária, uma busca por uma melhoria na qualidade de vida tornou-se necessária, houve uma evolução no pensamento devido a tão aguçada curiosidade, começaram questionamentos sobre todas as coisas, assim facilitando ainda mais a evolução. Um forma de comunicação que facilitou que grande número de pessoas fossem informadas em menor tempo e com custos mais baixos foi a descoberta da Tipografia (Guttemberg – 1445), marco na evolução da comunicação social (Figura 4.1).

Figura 4.1

Com as informações mais perto de forma dinâmica, a comunicação começou a tomar novos rumos, surgiram os primeiros grupos de empresas da comunicação livresca e impressas (jornais – primeiro exemplar 59 A.C e revistas)(início século XIX), que tinham o intuíto de informar sobre acontecimentos sociais e políticos, mesma função que tem hoje (figura 5.1).

Figura 5.1

Surgiu no século XVIII, com o objetivo de transmitir mensagens de um ponto ao outro com mais eficácia e rapidez, os primeiros telégrafos que usavam códigos para transmitir de um ponto ao outro em forma de código Morse. Em 1830 surgiu o primeiro Telégrafo elétrico que se tornou principal meio de comunicação entre XIX e começo do século XX até a invensão do telefone (por volta de 1860), chamou-se de telégrafo falante e o telégrafo passou a ser usado em segundo plano e somente em alguns casos (imagem 5.2, 5.3, 5.4).

Figura 5.2

Figura 5.3

Figura 5.4



O homem conseguiu ir mais além na sua inovação, a invenção do rádio com sua primeira transmissão datada de 1.900, e ao contrário do jornal, as ondas de rádio tinham mais alcance e velocidade que foram evoluindo com o passar dos anos, com designer mais modernos (imagem 5.5, 5.6).

Figura 5.5

Figura 5.6
A próxima descoberta foi a televisão, em 1924. Era a mistura de revistas, jornais e o som do rádio, imagens se movimentando com sons, revolucionando os meios de comunicação mais uma vez que com o passar dos anos também foi mutando-se ganhando características mais modernas para melhorar a qualidade de imagem e facilitando seu transporte, dentre outras coisas (figura 6.1, 6.2).

Figura 6.1

 Figura 6.2
As impressões em formas mecânicas, cruzando espaço e tempo começaram uma nova era, a era da Tecnologia da Informação. É nesta era que surge o primeiro computador (1943), gigantesco, ocupava um grande espaço mas com o tempo também foi se modelando até o surgimento do micro computador (imagem 7.1, 7.2) e com cada vez mais funções até chegarem ao computador portátil, em 1969 foi desenvolvida a internet, seu fim era militar para passar informações entre os militares do EUA, chamada de ArpaNET (imagem 7.3) somente em 1971 ela passou a ser usada por acadêmicos e professores e passou a ser denominada Internet. Ela tornou-se popular recentemente em 1990 e em pouco tempo tornou-se indispensável como fonte de conhecimento e comunicação social e diversão em modelos cada vez mais modernos (imagem 7.4). E se esta não existisse hoje estaria eu submersa em pilhas de livros em busca de informações, mas com um "clic" o mundo abre-se em nossa frente.

Imagem 7.1

Imagem 7.2
 Imagem 7.3



Figura 7.4

*O papel foi descoberto na China há mais de dez séculos, chegando a Europa só no século XII. (Dados retirados da Wikipedia)

Fontes:
http://www.fotn.com.br/
http://www.pt.wikpedia.org/
http://pt.shvoong.com/
http://recantodasletras.uoul.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário